domingo, 18 de março de 2018

Mariana: 3 meses!

Filha,

Eu nunca me imaginei como mãe de uma única criança. Por isso comecei a sonhar com você quando seu irmão ainda era um recém-nascido. Mas quando o cansaço da segunda gravidez começou a apertar eu senti um medo enorme de não dar conta de ser mãe de dois. É que sua mãe tem uma grande tendência a se preocupar demais. Esse negócio de viver um dia de cada vez não é um processo natural pra mim. Pelo contrário, preciso fazer um esforço hercúleo para não viver antecipando preocupações e angústias.

Viver cada momento com os olhos fixos no alvo nunca foi tão crucial para encarar a rotina de mãe de 2 + profissional + dona de casa. Entre mamadas diurnas e noturnas, consultoria de comunicação, roupas e louças que aparentemente nunca param de acumular, educação do Pedro, etc, etc etc,  sinto como se uma bola de neve gigante estivesse rolando atrás de mim e que se eu parar para tomar fôlego por um segundo ela vai me soterrar.

Tenho andado pilhadíssima desde que voltei à consultoria de comunicação. Mas meu coração está cheio de júbilo e gratidão pela possiblidade de trabalhar em casa. Compramos um mini-berço para colocar no escritório de modo que eu posso trabalhar com você deitada ao meu lado. Sempre que minha cabeça começa a ferver eu posso fazer pequenas pausas para "conversarmos". Nesses nossos diálogos você me presenteia com sorrisos de derreter o coração.

Por outro lado, vivo agora um desafio ainda maior para conciliar meu papel de mãe (de 2!) com o trabalho. Quando estou com um prazo apertado no meio de alguma tarefa e você começa a chorar pedindo colo eu começo a idealizar uma vida bucólica em que minha única função seria criar vocês e isso já seria um prato cheio. Aí me lembro que conciliar carreira e maternidade foi uma escolha e que apesar dos percalços tem sido extremamente gratificante :)

Filha, seus três primeiros meses de vida fora do útero foram revolucionários para a nossa família. Enquanto seu pai e eu aprendemos a trabalhar em equipe com mais afinco e eficiência, seu irmão aprende a dizer "nosso papai" e "nossa mamãe"  :)

É muito gostoso pra mim observar as interações entre vocês. Vez ou outra Pedro até se aventura a escalar seu berço só para ver você sorrir para ele. Ele também gosta de te dar beijinhos na bochecha, nos pés e nas pernocas gostosas. Às vezes ele faz uma pausa nas brincadeiras pra conversar com você por entre as grades do estrado e para a minha agradável surpresa ele até já te inclui nas brincadeiras colocando brinquedos em cima de você ou tentando te ensinar a segurar mini filhotes da Patrulha Canina, bolas, livros, carrinhos...

Seu pai tem passado mais tempo em casa nesses últimos meses e isso tem sido um bálsamo para mim e para o seu irmão. Ele é uma pedra de esteio para a nossa família, filha. Você vai descobrir isso em breve. Ele está a cada dia mais encantado com você. Seus banhos ficam por conta dele desde que você nasceu, tanto na banheira quanto no chuveiro. E a cada vez que troca suas fraldas ele vem me contar todo radiante que você não parou de sorrir durante todo o tempo. 

Você é supreendentemente calma, serena, tranquila e risonha.

E em meio à agitação enorme que vivemos das 6h às 23h você nos convida a fazer breves, porém  revigorantes, pausas para respirar.

Você é um presente para a nossa família.
...

Sobre o seu crescimento:

estatura atual: 64 cm
peso: 6 kgs!

Marcos do desenvolvimento:

Olha atentamente pessoas e objetos.
Agarra mantos, fraldas, roupas e principalmente meus cabelos com as mãos.
Sorri de volta quando sorriem para você.
Sorri muito quando escuta seu nome.
Levanta a cabeça e parte do tronco quando colocada de bruços.
Emite muitos sons e "responde" de volta quando falamos com você.
Aprendeu a "tocar de roda" quando deitada sobre as costas.

Sono:
Tem dias que tira longas sonecas de manhã e de tarde. Tem dias que passa quase todo o tempo acordada e atenta.
Dormiu comigo na cama nesses primeiros 3 meses. Agora concluímos que é hora do seu pai voltar para a cama e de você aprender a dormir sozinha. E para a minha supresa, você já dormiu 8 horas seguidas mais de uma vez (sem treinamentos aterrorizantes).

Distrações.
Adora observar e "conversar" com o móbile do berço.
Fica radiante de alegria quando conversamos com você.
Hoje viu pela primeira vez o vento batendo na cortina em cima do berço e ficou encantada.

Irritações:
Chora sempre que te colocamos no bebê conforto para passear e só pára de chorar quando o carro sai da garagem. Muitas vezes chora durante todo o tempo no bebê conforto.
Berra quando está com fome e mamãe demora a te dar mamá.
Embora passe muito tempo tranquila no berço, você fica muito irritada quando quer companhia e a gente demora a aparecer.

...

Filha,

Tenho refletido muito sobre o propósito das nossas vidas e sobre o nosso papel na Grande História que você vai conhecer em breve.  Somos muito, muito importantes,  mas somos todos coadjuvantes e isso é um alívio enorme. Que você não tarde a descobrir sua identidade como Filha Amada e que isso te torne livre para ser tão somente você.

Te amo,

Sua mãe.

Nenhum comentário: